Serviços

“O parto normal é um encontro da mulher consigo mesma. Um processo natural conduzido por cada mulher, do seu jeito, no seu ritmo, com a sua história.

Serviços

Para alcançar os três pilares de Acolhimento, Cuidado e Empoderamento, a Equipe Bom Parto se estruturou para ofertar serviços que envolvem o antes, o durante e o depois do nascimento do bebê.

Estes serviços são divididos em:

Consultas

Atendimento da gestante em casa ou no consultório para acompanhar a gravidez e o bebê.

PRÉ-NATAL

Durante o pré natal a Equipe Bom Parto faz a avaliação cuidadosa da gestante, individualmente ou em grupo, em consultório e/ou em casa, incluindo a valorização de suas queixas, a observação de sinais de alerta durante exame clínico, assim como a realização de exames complementares quando necessário. Incentivamos sempre às práticas de promoção da saúde como: alimentação, atividade física, informações baseadas em evidencias cientificas e preparo para a vivência saudável da gravidez e do parto com o exercício do seu pleno protagonismo, confiança e autonomia. A avaliação do risco gestacional em cada consulta também é importante instrumento neste processo para a detecção e abordagem oportunas, com o referenciamento responsável ao cuidado de maior complexidade.


IDENTIFICAÇÃO DO TRABALHO DE PARTO

A presença de contrações sintomáticas no fim da gravidez pode levar ao falso diagnóstico de trabalho de parto, acarretando várias visitas ao hospital, frustração e desconforto para a mulher.  O atendimento da gestante em casa, para avaliar a evolução do trabalho de parto e o momento certo de ir para o hospital,  evita que ela vá antes do tempo e sofra estresse e intervenções desnecessárias. Ter o conhecimento da fase ativa do trabalho de parto irá reduzir a chance de admissão hospitalar precoce e a ansiedade materna.


PÓS-PARTO

Visitas pós-parto, para avaliar a mulher após o parto e auxiliar na amamentação e nos cuidados com o bebê.

BEM-ESTAR

Práticas integrativas realizadas no consultório ou em casa, voltadas ao bem-estar da mulher. Ajudam no preparo para a experiência do parto e melhoram desconfortos como náuseas, vômitos, azia, cefaléia, tensão, ansiedade, insônia, dentre outros.

Planos de Assistência

Acompanhamento e assistência à gestante, desde o pré-natal até a hora do parto. Pode ser contratado para a gestação inteira, a partir das 24 semanas e a partir das 35 semanas, seja para um parto domiciliar ou hospitalar.

PARTO HOSPITALAR COM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO DOMICÍLIO

  • Consultas pré-natais de enfermagem no consultório ou em casa, individual ou em grupo.
  • Acompanhamento do trabalho de parto e parto: promoção de alívio da dor por meio de métodos não farmacológicos (massagens, técnicas de respiração, uso de bolsa de água quente e banho), acompanhamento do bem-estar da mãe e do bebê, da evolução do trabalho de parto (frequência, duração e intensidade das contrações, dilatação e apagamento do colo uterino, altura da apresentação fetal e estado das membranas amnióticas), até o momento em que seja necessária a internação hospitalar para o parto (em geral, em torno de seis centímetros de dilatação do colo uterino);
  • Continuidade da assistência do enfermeiro obstetra no hospital privado se permitido, conforme rotina da instituição.
  • Registro da assistência em relatório;
  • 01 visita domiciliar pós-parto.

PARTO HOSPITALAR COM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO DOMICÍLIO/HOSPITAL

  • Consultas pré-natais de enfermagem no consultório ou em casa, individual ou em grupo.
  • Atenção ao trabalho de parto/parto, incluindo promoção de alívio da dor por meio de métodos não farmacológicos (massagens, técnicas de respiração, uso de bolsa de água quente e banho), avaliações do bem estar materno (dados vitais), da dinâmica uterina (frequência, duração e intensidade das contrações); do bem estar fetal (batimentos cardio-fetais) e da evolução do trabalho de parto (dilatação e apagamento do colo uterino, altura da apresentação fetal e estado das membranas amnióticas); internação hospitalar em torno de seis centímetros de dilatação do colo uterino;
  • Continuidade da assistência do enfermeiro obstetra no hospital privado integrado a equipe assistencial.
  • 01 visita domiciliar pós-parto.

PARTO DOMICILIAR

  • Consultas pré-natais de enfermagem no consultório ou em casa, individual ou em grupo.
  • Assistência no trabalho de parto: promoção de alívio da dor por meio de métodos não farmacológicos (massagens, técnicas de respiração, uso da bola de Bobath, uso de bolsa de água quente e banho), acompanhamento do bem- estar da mãe e do bebê, da evolução do trabalho de parto (frequência, duração e intensidade das contrações, dilatação e apagamento do colo uterino, altura da apresentação fetal e estado das membranas amnióticas), até no mínimo duas horas após o desprendimento placentário; realização de sutura perineal, sob anestesia local, se necessário e avaliação da retração uterina e do sangramento pós-parto.
  • Assistência de enfermagem ao recém-nascido no momento do nascimento (manobras necessárias para reanimação, exceto intubação traqueal e uso de drogas) e no mínimo, até quatro horas de vida, incluindo o exame físico e a avaliação da sucção ao seio materno.
  • 02 visitas domiciliares pós-parto (teste do olhinho e do coraçãozinho no bebê, avaliação de icterícia neonatal, fornecimento de documento para registro da criança, orientações quanto a amamentação e os cuidados com o bebê).
  • Encaminhamento e acompanhamento da assistência hospitalar se necessário, conforme critérios de elegibilidade. Em caso de transferência, o transporte é feito por meio de um serviço de remoção parceiro da Equipe. A continuidade da assistência no hospital se dá conforme normas da instituição.

Cursos

Nas consultas e planos de assistência, a gestante recebe orientações iniciais sobre amamentação. Mas, para quem deseja ir um pouco mais a fundo nesse assunto, a Equipe Bom Parto oferece curso sobre os cuidados com o bebê e a amamentação, ministrados por enfermeiras obstetras consultoras em aleitamento materno.

Fototerapia Domiciliar

A Equipe Bom Parto presta cuidados no domicílio ao bebê durante tratamento de icterícia neonatal. O bebê que precisa receber fototerapia (banho de luz) não necessita internar no hospital. Ele pode permanecer no aconchego do seu lar. Para tanto, a Equipe Bom Parto disponibiliza o aparelho de fototerapia e conta com uma equipe de enfermeiras e uma pediatra que acompanha o tratamento diariamente.

Fale Conosco